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Arquitetos: Christensen & Co Architects
- Área: 11500 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Niels Nygaard
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Fabricantes: NBK North America
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um epicentro comunitário para aprendizagem. A nova escola em Amager, Copenhagen, é uma casa aberta e convidativa, onde cada centímetro da arquitetura oferece espaços para aprendizagem. Uma característica central da escola é a zona de lazer, que entrelaçamos no tecido da cidade ao permitir que a arquitetura se funda com a área circundante. Essa área tem múltiplas funções que convidam os transeuntes a interagir com a escola. Para a rua, projetamos o edifício como arquitetura comunitária com grandes escadarias que funcionam tanto como plataformas de assento quanto como espaços para exercício.
"Há um fluxo e um benefício visual incomum dos interiores da escola. O projeto mostra um grande entendimento de novas formas de pensar espaços de aprendizagem. Isso é mostrado especialmente no térreo, onde se encontram a área de brincadeiras e o auditório aberto", afirma o jurado sobre o projeto vencedor.
Um jardim urbano. As escadas exteriores criam uma transição perfeita entre a paisagem urbana e a arquitetura escolar. À medida que os usuários sobem as escadas, abre-se um espaço de jogo ao ar livre acima do barulho e do tráfego da cidade. Aqui, a comunidade local pode desfrutar de um descanso sob árvores adultas enquanto as crianças se divertem nos conjuntos de jogos e nos muros de escalada. Quando chega a hora de descer, os moradores podem usar as escadas ou o escorrega, que serpenteia de volta ao nível da rua.
Uma versão moderna da arquitetura comunitária. Além de ser uma escola organizada para facilitar ambientes de aprendizagem ideais, também funciona como centro de atividades extracurriculares para adultos e crianças. Assim, no térreo, a escola oferece fácil acesso a uma academia, oficinas, espaços criativos e um auditório. Aqui, projetamos a arquitetura de forma a facilitar um ambiente social vibrante para atividades como palestras, artesanato, concertos e reuniões comunitárias.
Uma escadaria unificadora. Para deixar entrar a luz do dia, criamos um átrio interno com claraboias e uma grande escadaria para sentar. A escadaria abre os outros pisos da escola para os alunos. Ao subir pelos níveis, os alunos estarão mais protegidos do mundo exterior. Ao criar essa conexão vertical, organizamos a arquitetura de modo que os alunos mais jovens tenham suas vidas diárias mais distantes das movimentadas ruas, garantindo assim um ambiente de aprendizagem seguro.